Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Apresentação e bate-papo: MUDA – Experimentação artística de dança contemporânea.

24 de abril de 2022

Ação de mudar, renovar, remover e substituir; uma planta; uma mulher que não fala. Em parceria, duas mulheres que elaboram discursos de fala no corpo: Erika Rosendo (composição e dança) e Jussara Xavier (direção).

Em nova colaboração artística, Jussara Xavier e Erika Rosendo estruturaram uma proposta de realização no campo da dança contemporânea marcada pela experimentação e aberta ao acaso.  A nova pesquisa, intitulada MUDA, entrelaça corpo e ambientes variados para explorar com radicalismo opostos aparentes como vazio e cheio, mobilidade veloz e imobilidade, perfeição e erro, interior e exterior, realidade e ficção, ação e percepção. A dupla optou por preservar a indeterminação e o risco como traços do processo criativo, utilizando dispositivos de pesquisa, improvisação e composição fundamentados na descoberta poética de um corpo reconhecido como interrogação, desejo, angústia e amor, dor e alegria; atravessado por paradoxos e estados de equilíbrio e desequilíbrio. 

O processo de pesquisa artística englobou jogos perceptivos e propostas de traduções intersemióticas: da palavra ao corpo, do som ao corpo, do tecido ao corpo, do ambiente ao corpo, do outro ao corpo. Incluiu, ainda, exercícios de escuta do ambiente e exploração de estados afetivos do/no corpo. 

O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, e está sendo executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Seus objetivos incluem o pesquisar estados do corpo e aspectos motores relacionados a conquistas e mudanças existenciais; criar relações entre experiência e memória para instaurar novos modos de existência em dança; realizar encontros públicos para trocas colaborativas, voltadas ao fortalecimento e aprofundamento do trabalho. 

No programa final, serão realizadas 4 apresentações de dança gratuitas para o compartilhamento da experimentação desenvolvida, acompanhadas de conversas com o público ao final de cada sessão. E, ainda, serão ofertadas gratuitamente 2 oficinas para partilhar dispositivos de investigação e criação utilizados na direção das performances.

Apresentação e bate-papo

Com Erika Rosendo e Jussara Xavier

24 de abril, às 14h, no Espaço de Vivências Monte Crista em Garuva/SC.

Informações e inscrições 

WhatsApp: (47) 9 9625-4114

Instagram: @erirosendo

E-mail: [email protected]

Sobre as artistas

A parceria entre Erika Rosendo e Jussara Xavier teve início em 2008, com o espetáculo solo “Auto-retrato”, seguido da série de performances “Retrato do Outro” (2009) e o espetáculo “Nós – acontecimentos da dança e vida contemporânea” (2011). Com esta trilogia autoral, concebida e dirigida por Jussara, Erika dançou no “Circuito Projeto Repertórios” (SESC-SC). “Auto-retrato” circulou em importantes eventos, como o “Encontro Nacional de Dança Contemporânea” (Natal/RN, 2014), o “Projeto Primeiros Passos” (SESC/SP, 2009) e ainda, a Mostra Contemporânea de Dança do Festival de Dança de Joinville (2008). 

Erika Rosendo, nascida em Natal/RN e residente em Garuva/SC, atua na área da dança como professora instrutora de dança, bailarina, intérprete, criadora, ensaiadora e assistente de direção. Em Belo Horizonte/MG, trabalhou como professora de Dança Contemporânea na escola do Grupo Corpo – Corpo Escola de Dança, foi ensaiadora do Grupo Sala B, dirigido por Fernando de Castro. Atuou como bailarina do Grupo Primeiro Ato, com direção de Suely Machado e integrou a equipe de professores do Primeiro Ato Centro de Dança. Atualmente é assistente de coreografia da Paraopeba Cia. de Dança e Cia. Jovem de Paraopeba, com direção de Alan Keller e integra o Coletivo MINA, com os parceiros Maxmiler e Alan Keller. Em Joinville/SC, formou-se no curso técnico de Dança Contemporânea na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2007) e, em seguida, integrou o corpo docente da mesma instituição, ministrando aulas de Dança Contemporânea e Danças Populares Brasileiras. Construiu uma trilogia de espetáculos solo, sendo eles “Auto-retrato” (2008), “Retrato do outro” (2009) e “Nós – acontecimentos da dança e vida contemporânea” (2011), com direção de Jussara Xavier, que integraram a programação de Festivais Nacionais e Internacionais de Dança. Também atuou como bailarina e coreógrafa da AMA Cia. de Dança. Recebeu prêmio de Melhor Bailarina no Festival de Dança de Joinville em 2008, com a coreografia “Em Solo” de sua autoria. Em Natal/RN, iniciou seus estudos de dança na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), ingressando na Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão de 2001 a 2006. Também atuou como professora na EDTAM. 

Jussara Xavier, natural de Florianópolis/SC, é coordenadora e professora da pós-graduação Linguagem e Poética da Dança da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Professora colaboradora da Licenciatura em Dança da Furb e da Pós-Graduação em Dança Educacional da Faculdade CENSUPEG. Publicou e organizou vários livros no campo da dança, entre eles “Grupo Cena 11. Dançar é conhecer” e “Tudo isto é dança”. Na função de coordenadora dos Seminários de Dança do Festival de Dança de Joinville, organizou as edições e os livros intitulados “1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança” (2018) e “Dança não é (só) coreografia” (2017). Atuou como coordenadora e curadora do Festival Internacional Múltipla Dança, com 11 edições realizadas. Foi gestora de projetos, coordenadora técnica e professora da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de 2001 a 2008. Realizou a concepção e direção de vários espetáculos de dança e teatro. Foi bailarina profissional nos grupos Raça Cia de Dança e Cena 11 Cia de Dança. Seu site Midiateca de Dança (https://midiatecadedanca.com/) disponibiliza gratuitamente livros, textos e vídeos de sua autoria, além de um acervo documental relacionado à história e memória da dança catarinense. É Pós Doutora em Filosofia (UFSC), Doutora em Teatro (UDESC), Mestre em Artes – Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Especialista em Dança Cênica (UDESC), Bacharel em Administração (UFSC) e Licenciada em Artes Visuais (Claretiano). 

 


Falar com a Pousada:


Clique aqui e faça sua reserva pelo Whatsapp!



Detalhes

Data:
24 de abril de 2022
Evento Tags:
, , , ,

Local

Monte Crista