Encontro de Carnaval 2024

Por que não vivenciarmos o Carnaval cheio de harmonia e crescimento interior?

Garuva/SC

Os 4 pilares do Encontro

Nosso encontro é baseado nos 4 pilares que sustentam os encontros “Vivendo o Mundo que Queremos” que acontecem no Ano Novo, no Carnaval e celebrando as estações. Esses pilares são o Encontro, o Talentoo Serviço a Transcendência.

O Encontro de Carnaval em Monte Crista acontece durante seis dias. No passar desses dias, convivemos e interagimos num ambiente rodeado pela natureza da Mata Atlântica aqui em Santa Catarina, logo na divisa com o Paraná.

COMO É A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE CARNAVAL EM MONTE CRISTA?

Durante os dias do Encontro, convivemos em atividades culturais, terapêuticas, artísticas, lúdicas e de bem-estar, oferecendo nossos talentos e habilidades, tomando banho de rio, caminhando pelos jardins e pela mata, descansando…

Todos os dias nos reunimos (hóspedes e equipe de apoio) em uma animada — e muito esperada — atividade em grupo na qual oferecemos de forma espontânea nossas ideias, talentos, habilidades ou dons e, assim, escolhemos como iremos passar o dia seguinte. É a tomada de decisão em consenso, o coração do encontro.

Nos Encontros anteriores tivemos teatro, cantoria, fogueira, meditação, yoga, tai chi, danças circulares sagradas, noite artística, biodança, reiki, gincana, mantras, brincadeiras, banho de rio, aromaterapia, confecção de filtro dos sonhos, palestras, caminhada na mata…

Como as atividades são propostas pelos participantes, a surpresa do que virá é um dos pontos mais empolgantes e esperados por todos. Ou seja, não há atividade fixa, pois iremos construir como viver os nossos dias aqui.

Inclusive a noite artística momento alto, onde é possível expressar os talentos e dons com muita alegria, espontaneidade e diversão. 

As refeições, essas sim, têm seus horários fixos.

CONHEÇA OS PILARES QUE CONSTROEM E SUSTENTAM O ENCONTRO DE CARNAVAL VIVENDO O MUNDO QUE QUEREMOS

O ENCONTRO: A pressa do cotidiano muitas vezes nos rouba o momento de olhar, ouvir e interagir com outras pessoas, não é? Pois aqui, durante 6 dias, temos a oportunidade para nos encontrarmos batendo papo e nos conhecendo durante as refeições, nas rodas de conversa, em volta do fogo, nas atividades que acontecem… Ou não também! Como nada aqui é obrigatório, nessa permissão para viver alguns dias de paz acabamos nos voltando para aquele merecido tempinho individual de descanso e autocuidado  —  sempre podendo ser quem somos sem julgamentos.

 

O TALENTO: na permissão para ser quem somos, descobrimos (ou redescobrimos) que todos nós temos nossos talentos ou habilidades pessoais. E aqui no Encontro, somos bem-vindos a oferecer —  se quisermos, claro — nosso conhecimento em forma de atividades como oficinas, rodas de conversa, palestras, sessões de terapia… É assim que o  Encontro Vivendo o Mundo que Queremos vai sendo construído enquanto acontece.


O SERVIÇO
: Ao participar das propostas e decisões sobre a programação, estamos nos colocando a serviço uns dos outros. Ao oferecermos nossas habilidades, dons ou talentos na programação, estamos nos colocando a serviço uns dos outros. Ao oferecer nossa presença na construção desse mundo ideal, nem que seja só por uma semana, estamos a serviço uns dos outros. Ao levarmos a lembrança dessa experiência lá para fora, quando o encontro acaba, estamos a serviço de um mundo  melhor… E estamos a serviço do todo.

 

A TRANSCENDÊNCIA: A experiência vivida nessa semana especial nos leva a um estado que chamamos de transcendência — que é quando nos sentimos pertencendo, bem-vindos, praticando nossas habilidades, recebendo e doando conhecimento e vivendo a vida num mundo de pessoas conscientes.

O que falam as pessoas que já vivenciaram a experiência Monte Crista? 🗣️

Lugar, lindo, tranquilo. Uma energia magnífica, as pessoas que vão lá tem uma energia super do bem, o atendimento é atencioso e ao mesmo tempo não é invasivo. Você se sente a vontade.
Ricardo Licetti
Google
Lugar incrível para descansar o corpo e a mente. Compartilhar boas conversas e muito conhecimento.
Fabrício Maseto
Google
Simplesmente um dos lugares mais lindos que eu já visitei, recomendo a todos que precisam de paz nesses momentos conturbados que vivemos.
Um bálsamo de cura.
Selma Rocio Melo
Google
Maravilhoso, natureza exuberante, comida maravilhosa, ótimo atendimento.
Karla Valentim
Google
“É um convite para o ENCONTRO com o nosso Eu interior, para a descoberta dos nossos TALENTOS. É um momento para compartilharmos nossa presença e dons a SERVIÇO de um todo maior e chegar ao fim desta experiência alcançando um estado de TRANSCENDÊNCIA inexplicável.” – Erika Rosendo

Gastronomia 😋

Com cardápio ovolactovegetariano, servimos uma grande variedade de pratos quentes, pães, saladas, sucos e sobremesas. O aprimoramento contínuo das profissionais da cozinha, o acréscimo de novas receitas e a metodologia produtiva empregada conferem sabor e qualidade à alimentação.

Alguns dos exemplos pra dar água na boca:

  • Arroz com Funghi
  • Lasanha de Espinafre
  • Caponata de Berinjela
  • Strogonoffs (Grão de Bico, Couve Flor e Palmito)
  • Saladas Maravilhosas
  • Cremes (Abóbora, Ervilha, Cenoura com Batata e outros)
  • Sopas (Legumes, Batata com Couve e outros)
  • Bolos (Milho, Cuca de Banana ou de Goiaba, Formigueiro e outros)
  • Pães Integrais (Cenoura, Batata Doce, Abóbora e outros)
  • Patês Deliciosos (Tomate, Ricota Temperada, Ervilha e outros)

DE QUEM FOI A IDEIA DO ENCONTRO VIVENDO O MUNDO QUE QUEREMOS? 💡

José Scussel nasceu e cresceu em Timbé do Sul (SC) e, na vida adulta, atuou como seminarista franciscano por 11 anos. Formou-se em Filosofia e tornou-se gerente de banco, ingressando no mundo dos prazos, metas e resultados. Mas, para além da vida de bancário, ele almejava um cenário em que as pessoas pudessem viver de forma mais harmônica entre si e com a terra.

Então, um dia decidiu mudar de vida novamente e passou a lidar com riscos e planejamentos de uma forma diferente: procurou por um lugar onde pudesse se estabelecer e receber pessoas interessadas nessa harmonia perdida por nós na correria e na pressão diária. Encontrou uma área aos pés do Monte Crista, em Garuva (SC), e a restaurou, permitindo que o aspecto original da Mata Atlântica ganhasse vida novamente.

Em seu novo lar, incentivou a produção de alimentos orgânicos e passou a receber amigos interessados em uma forma de convívio mais leve e baseada no respeito pelo outro, integrando-se à natureza.

José Scussel continuou trabalhando na gerência da Caixa Econômica  até 2001, em Curitiba, enquanto construía seu espaço em Monte Crista. Aos poucos, foi planejando receber eventos e vivências terapêuticas voltados à ideia de um mundo com mais partilha, saúde e leveza, e menos individualismo.

José Scussel partiu em 26 de dezembro de 2016, mas seu legado permanece. Erika Rosendo, Teobaldo (filho de José Scussel) e toda a equipe de Monte Crista, continuam na missão, honrando o propósito do lugar.

O Espaço de Vivências Monte Crista tornou-se assim um centro de propulsão para uma nova consciência humana na terra e continua existindo em seu propósito, difundindo, valorizando e respeitando a vida da humanidade e da natureza. É um refúgio e um local que inspira vida, em sua simplicidade de ser, e que incentiva nossa evolução como seres humanos.

Vivendo o Mundo que Queremos

O Fundador e Idealizador do Projeto

José Scussel

“Querer é o princípio de tudo. Tudo tem início a partir do querer. É preciso querer. E quando pergunto qual é o mundo que queremos, encontro em todos, a mesma resposta. Alegria, saúde, abundância, paz, amor, fraternidade. Isso é igual para todos. Nós sabemos como é o mundo que queremos. Quando olhamos pela janela e vemos o que acontece nas ruas, não são estes os aspectos que nós vemos, não é esse o mundo que queremos. Ainda piora quando fechamos a janela e ligamos a televisão. É fundamental querer, saber o que se quer e avançar para a etapa seguinte, que é construir, realizar.”

Conheça nosso Espaço de Vivências!

Monte Crista Espaço de Vivências é um lugar construído materialmente e energeticamente impregnado de amor.

 Um centro de propulsão para uma nova consciência humana na terra.

 Desejamos transformar a vida dos visitantes com um ambiente agradável e convívio harmônico, pois naturalmente a consciência se amplia e a paz, a cura e o amor acontecem.

 Localizado em Garuva, entre Joinville/SC e Curitiba/PR, a experiência Monte Crista é todo um ambiente que envolve a proposta de vida, montanha, guardião de pedra, peabiru, rio e cachoeiras.

Perguntas Frequentes

O que incluem os valores para participar do Encontro de Carnaval?
  • 5 pernoites
  • 5 desjejuns vegetarianos
  • 5 almoços vegetarianos
  • 5 jantares
  • Participação em todas as atividades do Encontro
  • Estacionamento
  • Interação com todo ambiente Monte Crista
O que devo levar?

Recomendamos levar objetos de higiene pessoal, protetor solar, repelente, roupa de banho e guarda chuva.

Também poderá trazer seus instrumentos de Poder e instrumentos musicais, para que possam abençoar a todos!

Quais são as Formas de Pagamento?

As formas de pagamento aceitas são Dinheiro, PIX, Cheque ou parcelado através do aplicativo PIC PAY, com os juros do seu cartão de crédito.

Posso levar meu animal de estimação? Vocês são pet friendly?

Aprendemos a conviver com os animais daqui – lagarto, cobra caninana, macaco, quati, graxaim, mão pelada, tatu, tamanduá, jaguatirica, pato selvagem, saracura, aracuã… Qualquer outro animal doméstico/urbano (cachorro, gato) interfere e prejudica este ecossistema. Por isso não permitimos que visitantes tragam seus animais de estimação.

Vocês possuem acesso a internet e Wifi?

Devido a pousada estar localizada em área rual nossa internet é precária e utilizada apenas pela própria empresa, devendo ser verificado com a administração qual a senha em caso de necessidade.

Crianças pagam inteira? Tem desconto para crianças?

Crianças até 3 anos são isentas de pagamento.
Crianças de 4 até 12 tem direito a 50% de desconto mediante a apresentação do documento de identidade.
Crianças maiores de 13 anos de idade pagam integral.

E se chover?

Sempre tem boas opções enquanto chove lá fora.

Palestras sobre auto conhecimento, yoga, dinâmicas integrativas, danças circulares, respiração, meditação, prática corporal, jogos e brincadeiras, fogueira em área coberta no jardim, boas conversas, enfim, muita opção para passar os dias com gente bonita e alegre!

Conheça nossas acomodações!

Os valores já incluem o pacote completo do encontro (hospedagem, refeições e a participação).

<< Arraste para os lados para visualizar as acomodações >>

Desconto Especial para quem esteve no Encontro de Ano Novo Monte Crista 2023/2024 de R$ 150/adulto.
Aproveite a oportunidade.

O depósito parcial ou total garante a sua vaga
Os valores já incluem o pacote completo ao encontro:

Hospedagem, refeições e a participação por pessoa.
Nossas refeições são ovolactovegetarianas.

** O valor inclui pernoites, refeições, estacionamento e participação em todas as atividades durante o período.

Check-in (entrada): 9 de fevereiro 2024 a partir das 15h.
Check-out (saída): 14 de fevereiro 2024 após o almoço.